segunda-feira, 28 de julho de 2014

Adoniran visita Tarsila e Tarsila visita Adoniran


Um encontro de talentos vai ocorrer durante o 6º. Festival Gastronômico de Campinas e Região. Chefs renomadas e premiadas no meio da gastronomia, e, proprietárias de dois dos restaurantes participantes do Festival, farão um jantar especial a quatro mãos em dois dias do evento: quinta-feira (31) Cayena Bistrô e sexta-feira (8) Estação Marupiara.

Manuella Delatorre, chef do Cayena Bistrô e Vivi Moraes do Estação Marupiara, esperavam ansiosas pela oportunidade de cozinhar juntas, e isso vai acontecer durante o mês do Festival.



Não por acaso as chefs escolheram personalidades fortes com características próximas para serem homenageadas no Festival. Vivi escolheu Tarsila por suas ideias vanguardistas, pelas cores usadas em suas telas e a brasilidade de suas obras.

Já Manú, como é chamada, elegeu Adoniram Barbosa. Considerado um poeta modernista por suas letras, o homem simples, natural de Valinhos/SP, sorridente e brincalhão, encantou o Brasil e fez história batucando sambas geniais em caixinhas de fósforo.

A delicadeza e elegância de Tarsila, com a descontração e a ousadia de Adoniran inspiraram as chefs para compor um cardápio especial harmonizado com vinhos.

O amor pela gastronomia, a tônica contemporânea, e a “brasilidade” que marca a culinária de ambas, farão desse jantar uma experiência gastronômica inesquecível.

Um pouco sobre os restaurantes:

O Cayena é um  restaurante contemporâneo situado em Campinas, no bairro Cambuí. O espaço é charmoso, com decoração pontilhada por muito verde e bom gosto, faz parte uma horta cujos temperos são produzidos nela.

A chef: o encantamento da chefe Manu pela gastronomia começou no curso de Cozinheiro Chef Internacional, no Senac campus Águas de São Pedro (SP), e se estendeu às aulas de pós-graduação no curso de Gastronomia da Escola Universitária de Hotelaria e Turismo de San Pol del Mar (EUHT), na Espanha.

A cozinha de Manuella Delatorre no Cayena Bistrô é temperada com curiosidades e boas pitadas de coragem. Na preparação de seus pratos utiliza muito a cocção a vácuo, técnica que consegue manter as propriedades dos ingredientes e que foi tema de sua especialização na pós-graduação, realizada em Barcelona.

O Estação Marupiara, especialista em cozinha brasileira, com destaque para peixes e frutos do mar, está localizado no distrito de Joaquim Egídio, em Campinas (SP) num casarão do século XIX, tombado pelo patrimônio histórico. Cercado de uma belíssima paisagem e vizinho de uma antiga estação de bonde, o Marupiara como diz o nome Tupi, é um lugar pra te deixar feliz.
A Chef:  Viviane Moraes tem um tempero brasileiro salpicado de inovações que fazem dessa Engenheira de Alimentos e Mestre em Alimentos e Nutrição pela Unicamp, uma amante da gastronomia dedicada à pesquisa de ingredientes nacionais que dão forma e sabor aos seus pratos. Pesquisa e se especializa constantemente na cozinha molecular, ou culinária modernista, como gosta de chamar. Consegue através dessas técnicas modernas, onde processos físicos e químicos são aplicados, unir suas duas paixões – a engenharia de alimentos e a cozinha de vanguarda. Constantes viagens para pesquisar o ingrediente na fonte, completam o perfil dessa chef curiosa.
SERVIÇO:

Quando?
Tarsila visita Adoniran -  31 de Julho
Cayena Bistro - Rua Capitão Francisco Paula, 264 - Cambuí, Campinas - SP, 13024-450
(19) 3395-3141 ou  E-mail: cayenabistro@gmail.com
Adoniran visita Tarsila -  8 de agosto
Estação Marupiara - Rua Manuel Saturnino do Amaral, 29 - Distrito de Joaquim Egídio – CEP 13108-044 - Campinas (SP) - Fone (19) 3298-6289 ou (19) 99243-1715 ou restaurante@estacaomarupiara.com.br
Horário: 20h para os dois dias.
Capacidade limitada a 70 pessoas. Reservas pelo telefone ou e-mail diretamente nos restaurantes.
CARDÁPIO:
Entrada

- Camarões ao caju, creme de castanhas e limão confitado (Vivi)
- Charutinho de feijoada, vinagrete rústico com laranja e farofa de torresmo (Manu)


Prato principal

- Aruanã defumado com mousseline de couve-flor, pupunha crocante e pesto de jambu (Vivi)
- Risoto de pato em duas texturas com figo (Manu)


Sobremesa

- Releitura de pavê paulista, broa pau a pique e espuma de banana caramelada (Manu)
- Lá da fazenda: cubos de abóbora, esfera de doce de leite, sorvete de queijo e goiabada quente (Vivi).


Quanto? R$100,00 por pessoa (jantar harmonizado com vinhos).

Nenhum comentário:

Postar um comentário