terça-feira, 5 de abril de 2011

Sabor e textura surpreendentes




O prato vencedor do concurso do Estação Marupiara: sabor e textura surpreendentes

por Manuel Alves Filho

Como havia adiantado na semana passada, fui convidado para integrar o corpo de jurados de um concurso bem bacana promovido pelo restaurante Marupiara, de Joaquim Egídio. Por iniciativa da chef e proprietária da casa, Viviane Moraes, os funcionários da cozinha foram convidados a participar do certame. Cinco deles se inscreveram e cada um foi desafiado a preparar um prato principal e uma sobremesa, ambos inéditos, seguindo determinadas exigências. De maneira geral, os concorrentes, que ainda não são profissionais totalmente acabados e experimentados, se saíram muito bem. Todos demonstraram ter aptidão para avançar na carreira, se assim desejarem.

O grande vencedor da noite foi o Ueliton Amaral, que preparou um nhoque de batata e castanha do Pará com ragú de cordeiro e sálvia crocante, além de uma torta de cappuccino sobre calda de chocolate. Ambos estavam excelentes e precisarão de pequeninos ajustes para serem incluídos no cardápio do Marupiara, como previa o regulamento. Ueliton também ganhará um prêmio especial. Viviane cogitava dar-lhe um jogo de facas, objeto de consumo de qualquer cozinheiro.

Além deste blogueiro e da própria Viviane, integraram a banca julgadora Fernando Vernier, do Departamento de Turismo da Prefeitura de Campinas, gourmet, autor de livros de culinária; Alex Zangirolami, gourmet; Luciano Antonello, chef e proprietário de Buffet Antonello; e Juliana Antonello, gourmet. Todos degustaram os dez pratos propostos e conferiram notas de 0 a 10 para três categorias: apresentação, harmonia e criatividade. Também demos atenção especial às técnicas de execução. Pelo menos nas minhas avaliações, nenhum prato decepcionou. Ao contrário, todos surpreenderam de algum modo, seja pelo conceito, apresentação ou sabor. Parabéns à Viviane pela iniciativa. Espero que ela promova outras edições, bem como outros chefs sigam o seu exemplo.

matéria no  Toque do Chef

Manuel Alves Filho é jornalista por vocação e paixão e chef por deleite e inclinação.

Nenhum comentário:

Postar um comentário