quarta-feira, 24 de setembro de 2014

CINEMA NA MESA TRAZ “COMER, BEBER E VIVER” DO PREMIADO DIRETOR ANG LEE

  
“Amor” é o tempero do próximo Cinema na Mesa que acontece na primeira quinta-feira de outubro (2). O filme indicado ao Oscar de melhor filme estrangeiro em 1994 foi dirigido por Ang Lee, o cineasta nascido em Taiwan que caiu nas graças da Academia e levou duas estatuetas como melhor diretor, uma com "O Segredo de Brokeback Mountain" (2005) e mais recentemente com as "As Aventuras de Pi" (2012).

O filme faz parte de série de três longas que chamaram a atenção da crítica mundial sobre o cineasta  - Arte de Viver (1992), Banquete de Casamento (1993) e Comer Beber Viver (1994) - falados em mandarim, esses três filmes, abordam os principais costumes orientais, o que chamou a atenção dos produtores do ocidente que projetaram Lee para dirigir produções na América.
 
“Comer, beber e viver" segue a linha do Projeto Cinema na Mesa que propõe filmes cujo enredo contenha uma parte gastronômica. O filme conta uma história recheada de emoções, fundindo relacionamentos e iguarias, explica a chef Vivi Moraes, idealizadora do Projeto.
Sobre o filme

O longa aborda a história de um chef aposentado de Taipei, Mr. Chu, representado pelo ator Sihung Lung, que é um verdadeiro mago da cozinha. Pai de três filhas, Mr.Chu demonstra seu amor aos domingos em torno da mesa, quando prepara lindos pratos para as meninas que apesar de agradecidas não mantém a melhor das relações com seu velho pai.

A delicada comédia mostra o cotidiano nada fácil de 3 irmãs orientais que trabalham, amam, brigam e tem problemas rotineiros que acabam sempre desembocando em casa, quando o pai carinhoso tenta em sua cozinha minimizar os ânimos transformando comida em amor, ao mesmo tempo que questiona a própria vida, no único lugar que encontra equilíbrio. 

“Com uma diligência quase poética, ele corta, amassa, desbasta, fatia os ingredientes dos pratos fabulosos que fabrica, ocultando suas emoções em verdadeiras obras de arte gastronômicas”. (Cássia Borsero – Portal Terra)

Um toque de cultura

Oferecer uma experiência gastronômica com uma pitada de arte é o principal objetivo de Vivi Moraes, que para incrementar seu Projeto conta com a participação de Paulo de Tarso, arquiteto, pesquisador e mestrando em artes pela Unicamp. Paulo, faz a interação do saber com o sabor, situando a obra dentro do contexto histórico e destacando as curiosidades da trama.

Sobre o Cinema na Mesa

Lançado em outubro de 2012, o evento Cinema na Mesa traduziu o desejo da Chef Vivi Moraes de unir arte e gastronomia. Pioneira nessa empreitada, Vivi lançou a ideia de transformar seu restaurante – o Estação Marupiara - uma quinta-feira de cada mês, num espaço cultural com telão nos dois salões, sistema de som de qualidade e mesas cuidadosamente distribuídas para que todos possam aproveitar a sessão. Objetos charmosos, luz indireta, flores e muito bom gosto completam o ambiente que já conquistou uma seleta lista de fãs, que fazem reserva de um evento para o outro, com medo de perder a cadeira. Com ares de “Sarau”, o Cinema na Mesa começa com a escolha de um bom filme, quase sempre mais “cult”, mas nada impede um blockbuster vez ou outra. Tudo depende do enredo, que deve ter como mote a gastronomia, já que o ápice do evento é sempre um bem elaborado jantar degustação, minuciosamente estudado pela Chef Vivi.

Sobre o Estação Marupiara

Eleito a melhor cozinha de peixes e frutos do mar de 2013/2014 pela revista Veja Campinas, o restaurante está localizado em Joaquim Egídio, um charmoso distrito de Campinas, cidade que fica a 100 km de São Paulo. Comandado pela chef Vivi Moraes, cuja marca registrada é a brasilidade, o cardápio do restaurante surpreende pelos ingredientes escolhidos de forma criativa. Instalado num casarão do século XIX, tombado pelo patrimônio histórico, em meio à natureza de uma área de preservação ambiental, o Marupiara encanta pelo sabor e acolhe o visitante pelo aconchego do local recheado de cores e objetos de vários cantos do país.

Serviço

Cinema na Mesa –  Comer, Beber e Viver
Quando: quinta-feira, dia 2 de outubro
Sessão cinema/Jantar temático: a partir das 20 horas
Onde: restaurante Estação Marupiara
Endereço: Rua Prof. Manuel Saturnino do Amaral, 29 - Joaquim Egídio - Campinas/SP
Valor por pessoa: R$ 70,00 (bebidas e taxas de serviços não inclusas)
Reservas por telefone: (19) 3298-6289 ou (19) 99243-1715 ou e-mail: restaurante@estacaomarupiara.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário